Definições de saúde e determinantes sociais da saúde

Definições de saúde e determinantes sociais da saúde 1

A saúde é estabelecida pela Organização Mundial da Saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social completo. Essencialmente, a saúde é a ausência de doença ou enfermidade. Existem definições diferentes, e este postagem explora diversos deles. Aqui estão alguns deles:

Descrição de Canguilhem

A explicação de saúde de Canguilhem se concentra nas dimensões físicas, mentais e sociais da saúde. Ele coloca o paciente em posição de autodeterminação e enfatiza o papel do médico pela facilitação desse processo. O termo saúde, pela definição de Canguilhem, pode acolher todo o espectro da saúde humana. Ademais, o termo “saúde” é versátil e reflete os contextos pessoais e culturais de diversas comunidades.

A concepção de saúde de Canguilhem foi introduzida para combater o dogma positivista, que considera a normalidade e a doença serem mutuamente exclusivas e quantitativas. Ele comentou que os conceitos de saúde e doenças não são simplesmente realidades opostas. Saúde e doenças são construções qualitativas que não conseguem ser quantificadas em um significado técnico. Todavia, tua descrição de saúde foi adotada por algumas pessoas, resultando em uma descrição mais ampla e deve da saúde.

Paradigma Biopsicossocial de Canguilhem

A visão biopsicossocial da saúde de Canguilhem tem diversas semelhanças com o conceito de holismo orgânico. Ambos procuraram localizar os valores subjacentes da medicina moderna. Porém suas abordagens eram diferentes. O deles era uma visão ‘holística’ da saúde que se concentrava no organismo, pela mente e nas condições sociais. A abordagem biossocial também foi mais holística, reconhecendo que o sujeito não é uma entidade monolítica, contudo uma construção social complexa.

O padrão de Canguilhem incluiu conceitos como normatividade e know-how biológica. Além do mais, Canguilhem alegou que “saúde” e “doença” não são duas realidades separadas, mas estão relacionadas. Sua visão da doença estava enraizada no assunto social em que cada ser se montou e se espalhou. Não obstante, seu paradigma não reconheceu o semblante supra-individual da doença ou sua gênese social.

Determinantes sociais da saúde

O termo determinantes sociais da saúde é um termo geral para uma série de condições, econômicas ou sociais, que afetam a saúde de um indivíduo ou de um grupo. Essas condições incluem renda, casa, educação, status social e outros fatores. Ainda que as causas específicas dos determinantes sociais da saúde sejam vários, todos eles têm qualquer efeito pela saúde de um sujeito. Listados abaixo estão alguns exemplos de determinantes sociais da saúde.

Além dos cuidados clínicos, os determinantes sociais da saúde são fatores ambientais que contribuem para a saúde de um indivíduo. Eles adicionam uma série de condições, da insegurança alimentar ao isolamento social, que conseguem impactar negativamente a saúde de alguém. À capacidade que os baby boomers envelhecem e mais pessoas vivem mais, os riscos de isolamento social e solidão estão aumentando. Como esses fatores são capazes de influenciar a saúde de uma pessoa, é primordial captar estas condições e como elas se relacionam com o bem -estar geral de alguém.

Sistema de prestação de cuidados médicos

Os elementos da infraestrutura pra prestação de cuidados médicos são divididos em 6 domínios. Esses elementos são descritos pela Tabela 1. O primeiro domínio, conhecido como experiência, cita -se ao número de indivíduos e condições atendidas por um sistema de saúde. O segundo domínio, chamado infraestrutura organizacional, expõe -se à hierarquia de autoridade e fluidez de informações, pacientes e recursos. O terceiro domínio, chamado configuração organizacional, descreve as operações funcionais de um sistema de saúde. Bem como inclui os seguintes elementos: liderança, governança, pesquisa e inovação e educação profissional.

Um item -chave da reforma da prestação de cuidados médicos é garantir que todos os componentes do sistema estejam parelhos. Sem alinhamento, é menos viável que as reformas tenham sucesso. Por exemplo, em alguns estados, uma pequena população podes limitar a prática dos fornecedores de criar este artigo riscos financeiros e mudar os sistemas de prestação de cuidados. Além do mais, muitos estados não servem como referências tradicionais de suporte de design para reformas dos sistemas de prestação de serviços de saúde. Isso talvez pode dificultar a implementação de projetos de reforma. Acabei de lembrar-me de outro blog que também poderá ser benéfico, leia mais infos por esse outro artigo https://www.brasilsemalergia.online, é um prazeroso website, acredito que irá querer.

Posts relacionados indicados pelos leitores do website:

Navegar neste web-site

por favor, clique no seguinte documento